SINDHOSPI discute limites geográficos do Polo de Saúde
Reunião do Sindicato dos Hospitais do Piauí

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI) reuniu membros da Câmara Setorial de Teresina e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aluísio Sampaio, para discutir sobre os limites geográficos do Polo de Saúde de Teresina.

Durante a reunião, foi apresentado um projeto de expansão do Polo de Saúde para outras regiões da capital. Atualmente, existe uma lei que define uma área específica para o Polo de Saúde. O projeto propõe a alteração dessa lei, ampliando os limites para outras regiões do Centro e bairros Ilhotas, Vermelha, Tabuleta, Jóquei Clube, Fátima, Primavera e Buenos Aires, Parque Piauí, Redenção, Saci e Dirceu. O objetivo é assegurar a adequação à perspectiva de futuro que se deseja para o desenvolvimento, contribuindo para o Plano Diretor Municipal.

O presidente do SINDHOSPI e da Câmara Setorial do Polo de Saúde, Jefferson Campelo, apresentou a proposta oficialmente ao secretário Aluísio Sampaio. “Temos vários exemplos de hospitais na cidade que não fazem parte do polo de saúde. Podemos transformar Teresina em um polo de saúde, não somente a região central”, explica.

O secretário Aluísio Sampaio escutou a proposta e afirmou que a Prefeitura tem muitos projetos de elaboração do Plano Diretor do município. “Temos vários desafios, mas o maior deles é a situação econômica da cidade, uma vez que, 80% dos recursos que temos são externos. Ela contribui com muito pouco e recebe mais do que contribui. Então, nosso grande desafio é mudar essa realidade de dependência. Dessa forma, vamos levar a proposta de ampliação do Polo de Saúde para o secretário Washington Bonfim e trazer a Cluster Consulting para conversar com a Câmara Setorial”, afirma.

Durante o encontro, também foram debatidos os desdobramentos da implantação do Sistema de Monitoramento Contínuo para estabelecimentos de saúde. Quase 50 clínicas já solicitaram o orçamento para instalação do sistema.

Na ocasião, também foram discutidas a redução da taxa de comercialização pelo Plamta, a redução dos impostos cobrados sobre o material médico hospitalar e a proposta de adesão de uma central única de compras, que foi apresentada aos membros da Câmara Setorial pelo consultor da Bionexo, Eduardo Barreto, dentre outras demandas.